Classe Executiva 728x90

         

Viracopos está entre os aeroportos mais pontuais do mundo

Aeroporto de Viracopos

O Aeroporto Internacional de Viracopos é o 12º mais pontual do mundo entre os terminais considerados médios no quesito de movimentação de passageiros, de acordo com o ranking da consultoria inglesa OAG, divulgado no dia 4 de janeiro.

Em 2017, Viracopos registrou 83,14% dos voos dentro do horário, com tolerância de 15 minutos de atraso. Na mesma categoria, de transporte entre 5 a 10 milhões de passageiros por ano, o campeão foi o de Birmingham, na Inglaterra, com 94,9%.

Para o diretor de Operações de Viracopos, Marcelo Mota, um conjunto de ações levou o aeroporto a ser considerado um dos mais pontuais do mundo. Ele destaca a eficiência dos processos operacionais das companhias aéreas que tiveram um papel importante nesta classificação. “A maior delas, a Azul, com seu hub sediado em Viracopos, consegue atuar de forma rápida na substituição de aeronaves e tripulação em casos de contratempo operacional”, disse o diretor de Operações de Viracopos.

Viracopos também possui uma moderna infraestrutura aeroportuária que atende com folga a demanda de passageiros e movimento de aeronaves. A capacidade superior de pátios, portões, canais de inspeção de raio-x e balcões de check in permitem um atendimento imediato das necessidades das empresas aéreas e do fluxo de passageiros, mesmo em momentos de pico de demanda ou contingências operacionais evitando, por exemplo, que um atraso na saída de uma aeronave cause um efeito cascata nos voos seguintes.

Mota também destacou a localização geográfica privilegiada de Viracopos. As condições meteorológicas favoráveis do sítio aeroportuário, com ventos constantes em direções fixas e a baixa ocorrência de nevoeiros, fazem com que Viracopos tenha o melhor índice no Brasil de desempenho operacional de abertura/fechamento do aeroporto para pousos e decolagens.

Segundo o diretor, outra conquista recente para Viracopos tem influência direta no índice de pontualidade. O aeroporto obteve a certificação ISO 9001:2015 no Terminal de Passageiros. É o único do País a ter duas certificações, sendo uma para o terminal de passageiros e outra para o terminal de cargas. Há mais de um ano, Viracopos adota novos conceitos não apenas para a padronização e otimização dos processos, mas também na gestão de riscos e no controle de não-conformidades, o que resultou na certificação inédita e na eficiência das operações. Essa é a primeira vez que Viracopos entra no ranking de pontualidade internacional.

Outros Posts
VÍDEOS E REDES SOCIAIS
Assista ao Programa Eu Por Aí e se inscreva no nosso canal no YouTube

Curta nossa página no Facebook
Curta nosso perfil no Instagram


Eduardo Gregori

Eduardo Gregori é jornalista profissional especializado em turismo. Eduardo Gregori is a professional tourism journalist

Leia Também