Road Show do Canadá em Campinas reúne 150

Representantes de cidades e empresas do Canadá estiveram nesta quinta-feira (10) em Campinas, única cidade do estado a receber o road show que promove o país norte-americano no Brasil. Voltado para agentes e operadoras de turismo, o evento reuniu 150 pessoas no The Royal Palm Plaza. “Campinas é o segundo maior polo emissor de turistas no Brasil, por isso a importância da região para o Canadá” , disse Sheila Nassar, CEO da Vetebratta, empresa que mantém a conta do Canadá no Brasil.

Para a executiva, a Região Metropolitana de Campinas (RMC) concentra um grande número de estudantes que pretendem fazer intercâmbio e, por isso, promover o destino na região é uma oportunidade também de impulsionar o fluxo turístico no Canadá. Sheila explica que o país norte-americano atrai, além de suas belezas naturais, principalmente pelo alto nível do sistema educacional, segurança e ainda pelo dólar, que está atualmente cerca de R$ 1,00 abaixo da cotação média do dólar americano.

Outro fator, para a executiva, que contribui para a escolha do país para turismo e estudo, é a desburocratização do visto. “Quando o turista já possui visto americano, ele é dispensado de apresentar comprovantes financeiros, por exemplo” , explica.

Apesar da maior facilidade do documento, o Eletronic Travel Authorization (ETA), autorização eletrônica que dispensaria a exigência de visto canadense para os brasileiros, prevista para entrar em vigor no dia 15 de março, não tem mais uma data para ser implementada no País. O cônsul do Canadá em São Paulo, Bernard Leclerc, explicou que a data de 15 de março, até então marcada para o início do processo, se adequa a outros países, mas ainda não ao Brasil. “O Brasil ainda está dentro do processo, mas não temos previsão” , afirmou.

O ETA facilitará a vida de quem planeja visitar o Canadá. Com esta medida, brasileiros que possuem visto norte-americano ou que já tiveram o visto canadense nos últimos dez anos, podem solicitar a autorização de viagem para uma nova entrada no Canadá. O Canada? e? hoje o principal destino de estudantes brasileiros que viajam ao Exterior. O nu?mero de brasileiros estudando fora do pai?s passou dos 260 mil em 2015. Para 2016, as expectativas sa?o de um crescimento ainda maior. Para alcançar o público brasileiro, as instituições de ensino canadense participam de feiras que acontecem todo ano nas principais cidades brasileiras, entre elas Campinas.

Alta apesar da crise
O Canadá registrou um crescimento de 14% no número de turistas brasileiros no ano passado. O crescimento, de acordo com Magda Nassar, presidente da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) é fruto de ações do país norte-americano no Brasil, além do dólar mais baixo que o dos Estados Unidos e do aumento de um voo para o destino, operado pela TAM. “Em um ano de crise conseguimos ampliar o número de turistas e, apesar de termos mais um voo, vamos trabalhar para que tenhamos outros. O aumento no número de turistas brasileiros no Canadá depende disso” , explicou. A expectativa de Magda é que 2016 feche no mesmo patamar do ano passado. “O setor vem reagindo e a queda de 25 para 6% do imposto de renda retido na fonte sobre remessas ao Exterior irá contribuir para isso” , acredita.

Outros Posts

Eduardo Gregori

Eduardo Gregori é jornalista profissional especializado em turismo. Eduardo Gregori is a professional tourism journalist

Leia Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *