Entenda os programas de fidelidade

Fidelidade

No Brasil, Avianca, Azul, Latam e GOL oferecem programas de fidelidade. O melhor caminho para se dar bem com eles é conhecer o funcionamento de cada um.

LATAM Fidelidade
www.latam.com/pt_br/latam-fidelidade
Faz parte do programa de fidelidade Multiplus e permite acumular pontos a cada voo ou com o uso do cartão de crédito. As milhas dão direito a passagens pela Air Canada, Air China, Copa Airlines e demais membros da oneworld. O programa tem quatro categorias — Black Signature, Black, Platinum e Gold — correspondentes à quantidade de trechos voados e de pontos Elite (obtidos pelo cálculo da distância em milhas multiplicados por um percentual de cada categoria de voo) acumulados.

Smiles
www.smiles.com.br/home
Pelo programa de fidelidade da GOL, é possível adquirir bilhetes na companhia e em outras do grupo Star Alliance (Air France, Delta Airlines, KLM, etc.) — não só com voos realizados, mas com compras pelo cartão de crédito e aquisição de produtos e serviços de empresas parceiras. O Smiles tem quatro categorias: Smiles (básico), Prata, Ouro e Diamante. Os benefícios são acesso a lounge, embarque prioritário, bônus no acúmulo de milhas e outros.

Tudo Azul
www.tudoazul.voeazul.com.br
O programa de fidelidade da Azul funciona com acúmulo de crédito nos cartões parceiros. A cada compra, o cliente recebe 5% do valor em milhas. A partir de R$ 50, elas podem ser usadas como desconto na compra. Também há acúmulo na compra de passagem aérea. Neste caso, cada R$ 1 equivale a até 4 pontos. Nas categorias Topázio, Safira e Diamante, os clientes têm garantia de receber entre 2,5 e 3,5 pontos.

Amigo
www.pontosamigo.com.br
Permite acumular pontos a cada voo ou ao comprar com o cartão de crédito. As milhas podem ser trocadas por passagens em empresas-membros do grupo Star Alliance. Os participantes são divididos nas categorias Bronze, Silver, Gold e Diamond, de acordo com os pontos que obtêm. A vantagem do programa em relação aos demais é poder cadastrar a família para juntar pontos e poder emitir passagens para terceiros.

Quanto valem as milhas?

O valor das milhas varia bastante. Em alguns casos, é tão alto que vale mais a pena comprar a passagem em dinheiro. A dica é pesquisar muito. Uma alternativa é usar a ferramenta que combina uso de pontos e dinheiro, ideal para quem precisa de poucas milhas para retirar um bilhete.

Mais privilégios

Se tornar passageiro frequente em uma aliança de companhias aéreas é a melhor maneira de garantir diversas opções de itinerário e ganhar outras vantagens. Quem é passageiro frequente na oneworld, por exemplo, pode se beneficiar dos cerca de 1000 destinos da rede da aliança na hora de resgatar prêmios no programa de fidelidade de companhias aéreas membro. Ao embarcar em voos qualificados, o viajante ainda avança ou mantém o status de seu cartão da aliança, podendo vivenciar privilégios adicionais, como check-in prioritário, acesso para lounges VIP em aeroportos e até bagagem extra sem taxa.

Outros Posts

Eduardo Gregori

Eduardo Gregori é jornalista profissional especializado em turismo. Eduardo Gregori is a professional tourism journalist

Leia Também