Classe Executiva 728x90

         

Passeios em São Paulo pra quem não vai viajar no final do ano

São Paulo

Seja por falta de dinheiro ou simplesmente por opção, muita gente decidiu passar a virada de ano nem casa. É um bom momento para conhecer algumas das muitas atrações que a capital paulista oferece, como museus, exposições, templos budistas, parques e restaurantes. A Zazcar, empresa de carsharing, preparou dicas para quem passear em São Paulo.

Centro Cultural de São Paulo – Centro
O CCSP é um dos principais polos culturais e de lazer da cidade e não poderia ficar de fora desta lista. O espaço possui bibliotecas, um jardim suspenso e salas para apresentações de teatro, música, dança e cinema, além de diferentes atividades sociais, educativas e comunitárias, a maioria gratuita.
Endereço: Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso, São Paulo
Telefone: (11) 3397-4002

Sesc 24 de maio – Centro
A mais nova unidade do Sesc, localizada na República, foi inaugurada em agosto deste ano, com vista para o prédio do Banespa, o topo da Galeria do Rock e até o Templo de Salomão. Projetado por Paulo Mendes da Rocha em parceria com o escritório MMBB, o prédio espelhado tem 13 andares e conta com teatro, biblioteca, sala de oficina, restaurante, clínica odontológica, espaço de brincar, parede de escalada e uma piscina de 25 metros instalada na cobertura. Para conferir a programação, acesse o site.
Endereço: Rua Vinte e Quatro de Maio, 109, Centro – São Paulo
Telefone: 3350-6300

Instituto Moreira Salles – Centro
Em setembro deste ano, o Instituto Moreira Salles inaugurou mais um endereço em São Paulo, localizado na Av. Paulista. Com projeto do escritório Andrade Morettin Arquitetos, o novo IMS abriga exposições, cineteatro (onde acontecem mostras de filmes, eventos musicais, seminários e debates), biblioteca de fotografia, salas de aula, a primeira unidade paulista da Livraria da Travessa e o café-restaurante Balaio. Para conferir a programação, clique aqui.
Atenção: o IMS não funcionará nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro. Também ficará fechado de 2 a 15 de janeiro para ajustes em suas instalações.
Endereço: Avenida Paulista, 242
Telefone: 2842-9120

Instituto Tomie Ohtake – Zona Sul
Localizado próximo ao metrô Faria Lima, o Instituto Tomie Ohtake apresenta exposições de artistas de todo o mundo e da própria Tomie Ohtake, artista plástica que dá nome ao espaço. O instituto conta com oito salas de exposição, quatro ateliês, uma sala de seminários e uma sala de documentação. Os ambientes são integrados por um grande hall com restaurante, livraria, loja de design e um café. A entrada é gratuita, porém algumas exposições são pagas. Confira o que está em cartaz no site.
Endereço: Av.Brigadeiro Faria Lima, 201 – Pinheiros
Telefone: 2245 1900

Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) – Centro
O MASP é considerado o museu mais importante da América Latina. Inaugurado há 70 anos, o local comporta um acervo impressionante dedicado a artistas europeus e brasileiros. A arquitetura projetada pela italiana Lina Bo Bardi, é um atrativo à parte e tornou-se um dos símbolos da capital paulista. O vão livre do prédio tem 74m de comprimento, um dos maiores do mundo. O estabelecimento também oferece opções gastronômicas.
Endereço: Avenida Paulista, 1578, Centro
Telefone: 3251-5644

Museu da Imagem e do Som (MIS) – Zona Oeste
O acervo dos MIS conta com mais de 200 mil itens como fotografias, filmes, vídeos e cartazes. Além de exposições e mostras de cinema regulares, possui uma programação cultural diversificada voltada para todos os públicos e abre espaço para novos artistas de vários segmentos (fotografia, dança, música etc). O espaço também promove festas, feiras e shows em quase todos os finais de semana.
Endereço: Avenida Europa, 158 – Jardim Europa
Telefone: 21174777

Casa das Rosas – Zona Sul
O casarão projetado por Ramos de Azevedo abriga um dos mais belos jardins de rosas de São Paulo. O espaço oferece cursos, oficinas de criação e crítica literária, palestras, debates, saraus e exposições, entre outras atrações. Confira as próximas atividades no site.
Endereço: Av. Paulista, 37 – Bela Vista
Telefone: 3285.6986/ 3288.9447

Parque Ibirapuera – Zona Sul
O Parque Ibirapuera não é só o mais frequentado e conhecido parque de São Paulo, como também uma das mais importantes áreas de cultura e lazer da cidade. Idealizado por ícones como Oscar Niemeyer, conta com pista de cooper, ciclofaixa, bicicletário, quadras poliesportivas, e aparelhos de ginástica, além de espaços destinados à cultura, como a Oca, Pavilhão das Culturas Brasileiras, Museu Afro-Brasil, Fundação Bienal e Museu de Arte Moderna (MAM), entre outros. Isso sem falar nas espécies vegetais (quase 500) e animais (aves, borboletas, peixes e répteis)
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral – Vila Mariana, São Paulo
Telefone: (11) 5574-5045
Tem estacionamento.

Solo Sagrado – Guarapiranga
Considerado pelos messiânicos como um local sagrado e de elevada vibração espiritual, o Solo Sagrado de Guarapiranga foi inaugurado em 1995 e conta com uma área de 327.500 metros quadrados dedicados à preservação ambiental e à beleza natural. O espaço também conta com um centro cultural com espaço para exposições, um mini auditório e duas salas para cursos e palestras, além de um alojamento para hospedar adeptos e visitantes.
Endereço: Av. Profº Hermann Von Ihering, 6567 – Jardim Casa Grande
Telefone: 5970-1000
Tem estacionamento.

Templo Budista Zu Lai – Cotia
Bem próximo da capital paulista, no município de Cotia, o Templo Zu Lai é uma excelente opção de passeio para casais e famílias, budistas ou não. Os ambientes de meditação seguem o estilo dos palácios chineses e uma escultura de Buda feita de jade se destaca na sala principal. O espaço conta ainda com cinerário, cafeteria, loja, livraria, jardins e um restaurante que serve, nos fins de semanas e feriados, comida vegetariana com um toque da culinária chinesa (preço fixo de R$ 25). Aos domingos, os visitantes podem acompanhar uma cerimônia com recitação em chinês de mantras e sutras.
Endereço: Estrada Fernando Nobre, 1461 (Acesso pelo Km 28,5 da Rodovia Raposo Tavares)
Telefone: (11) 3500-3600
Tem estacionamento.

Outros Posts
VÍDEOS E REDES SOCIAIS
Assista ao Programa Eu Por Aí e se inscreva no nosso canal no YouTube

Curta nossa página no Facebook
Curta nosso perfil no Instagram


Eduardo Gregori

Eduardo Gregori é jornalista profissional especializado em turismo. Eduardo Gregori is a professional tourism journalist

Leia Também