Onze museus para visitar em Lima

Como toda grande capital no mundo, Lima, no Peru, oferece uma variedade riquíssima de museus até mesmo para o turista mais experiente. São locais que guardam tesouros de um país de história e cultura milenares, muito além do Império Inca, que em si já data de 1200 até a invasão dos conquistadores espanhóis e morte do imperador Atahualpa, em 1533. Museus como o MALI e o Larco, por exemplo, remontam a até 3 mil anos e 5 mil anos em território peruano, respectivamente. A cidade tem, no mínimo, 11 museus imperdíveis para qualquer tipo de visitante. Confira:

Museo de Arte de Lima – MALI
É o lar de uma coleção de mais de 12 mil obras, que vão desde o período pré-colombiano até o presente. Suas galerias permanentes ocupam cerca de cinco mil m² e oferecem uma pesquisa de 3 mil anos de arte no Perú. As galerias temporárias destacam exposições nacionais e internacionais. Já o prédio que abriga o MALI, conhecido como Palácio de Exposições, merece atenção à parte: é exemplo da arquitetura em ferro do século 19 na América Latina, tendo sido o primeiro da região construído expressamente para abrigar exposições de grande escala.
Terça-feira a sexta-feira e domingo, das 10h às 20h | Sábado, das 10h às 17h
Paseo Colón, 125, Parque de La Exposición
www.mali.pe

Museo de Arte de Lima – MALI
Museo de Arte de Lima – MALI

Museo Larco
Fundado em 1926 pelo arqueólogo peruano Rafael Larco Hoyle, o Larco oferece em suas galerias um verdadeiro panorama de 5 mil anos de história do Perú pré-colombiano. Rodeado por jardins, está instalado em um casarão que data o século 18, único em seu gênero. A construção, por sua vez, foi erguida sobre uma pirâmide pré-colombiana do século 7. Privado, o Larco apresenta uma coleção de ouro e prata do Perú antigo, assim como uma famosa coleção de arte erótica, que todo ano atrai centenas de turistas. É um dos poucos museus no mundo em que os visitantes podem conhecer seu depósito e apreciar os 45 mil objetos arqueológicos. E uma novidade: o Larco está aberto todas as noites, até às 22h. Ótima oportunidade para desfrutar da cozinha peruana e internacional no restaurante do local.
Diariamente, das 9h às 22h
Avenida Bolívar, 1.515, Pueblo Libre
www.museolarco.org

Museo Larco
Museo Larco

Museo Oro del Perú
Assim como o Larco, é fruto de uma coleção privada, de Miguel Mujica Gallo, e da paixão desse homem pela ourivesaria pré-inca do Perú. O acervo reúne mais de sete mil peças, em sua maioria, de ouro, como peitorais, colares, coroas e narigueiras. Mas é possível encontrar também itens em prata, além de cerâmicas e artigos têxteis. As culturas que predominam na coleção são a mochica, chimú e nasca. Os objetos terminam por dar uma ideia de como deveria ser a vida nessas civilizações – a exemplo de facas utilizadas em sacrifícios de animais e cirurgias no crânio, chamada tumis.
Diariamente, das 10h30 às 18h
Avenida Alonso de Molina, 1.100, Surco
www.museoroperu.com.pe

Museo Oro del Peru
Museo Oro del Perú

MATE – Asociación Mario Testino
Reúne a maior coleção das obras de Mario Testino, fotógrafo peruano reverenciado no mundo da moda. Depois de 35 anos morando fora do Perú, Testino teve a vontade de trazer seu trabalho de volta a sua cidade natal e, assim, contribuir para enriquecer o patrimônio cultural do país. Na coleção permanente é possível encontrar imagens de sessões de foto com artistas de Hollywood, como Brad Pitt e Gwyneth Paltrow, assim como de personalidades mundiais, como a Princesa Diana. O MATE também organiza exposições temporárias e está instalado em um casarão histórico, construído em 1898, do bairro de Barranco.
Terça-feira a sábado, das 11h às 20h | Domingo, das 11h às 18h
Avenida Pedro de Osma, 409, Barranco
www.mate.pe

MATE
MATE

Museo Nacional de Antropología, Arqueología e Historia del Peru
Traça a história do país desde o período da pré-cerâmica até o início da República. O acervo inclui a Raimondi Stela, famosa peça sagrada da cultura chavín, uma das primeiras civilizações andinas a ter um estilo artístico reconhecível e que se espalhou. Em granito polido, a Raimondi Stela tem 2,1 m e por sua extensão, inscrições desenhadas. Destaque também para pinturas do período colonial. A construção em que o museu está instalado serviu de casa para os revolucionários da independência sul-americana San Martín, de 1821 a 1822, e Bolívar, de 1823 a 1826.
Terça-feira a domingo, das 9h30 às 17h
Plaza Bolívar, s/nº, Pueblo Libre
51 463 5070

Museo Nacional de Antropología, Arqueología e Historia del Peru
Museo Nacional de Antropología, Arqueología e Historia del Peru

Museo de Arte Italiano de Lima
Único museu de arte europeia no país, apresenta esculturas, pinturas, desenhos e cerâmicas de artistas de diferentes regiões da Itália. A maior parte da coleção data do início do século 20. Foi dado ao Perú pela comunidade italiana residente no país, por ocasião das comemorações do centenário da independência, em 1921. Sua inauguração, porém, ocorreu em 1923.
Terça-feira a domingo, das 10h às 17h
Paseo de la República 250 , Lima 1
51 1 4239932

Museo de Arte Italiano de Lima
Museo de Arte Italiano de Lima

Museo Pedro de Osma
Tamanha era a coleção pessoal de Don Pedro de Osma Gildemeister, formada entre 1936 e 1967, que possibilitou a origem do museu que leva seu nome. De família da região de Osma Riojana, na Espanha, o colecionador foi um grande conhecedor da arte peruana colonial, tendo paulatinamente reunido objetos de variados gêneros e técnicas que refletem a riqueza da arte do país entre os séculos 16 e 19. O casarão onde o museu está instalado, no bairro artístico de Barranco, era a sua residência. Lá, o visitante poderá apreciar inúmeras pinturas, gravuras, esculturas, ornamentos sagrados, móveis e tapeçarias.
Terça-feira a Domingo, das 10h às 18h
Avenida Pedro de Osma 423, Barranco
www.museopedrodeosma.org

Museo Pedro de Osma
Museo Pedro de Osma

Museo Religioso de La Catedral de Lima
Distribuído em espaços da própria catedral, expõe esculturas, pinturas e ornamentos de grande beleza. A entrada inclui a visita por todo templo, onde se pode conhecer a tumba do conquistador espanhol Francisco Pizzarro, as capelas laterais, o conjunto de assentos do coro, um dos mais famosos da América Latina, entre outros itens de interesse.
Segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 17h | Sábado, das 10h às 13h
Plaza Mayor de Lima
51 1 427-9647

Museo Religioso de La Catedral de Lima
Museo Religioso de La Catedral de Lima

Museo del Banco Central de Reserva del Perú
Instalado no prédio da instituição, apresenta um panorama da arte no território peruano, do período pré-colombiano do ouro e da cerâmica a uma seleção de telas dos séculos 19 e 20. As aquarelas de Pancho Fierro, no andar superior, são imperdíveis: oferecem uma visão sem paralelo de como as pessoas se vestiam e de suas relações sociais na Lima do século 19.
Segunda-feira a sábado, das 10h às 17h | Domingo, das 10h às 13h
Jirón Ucayali 271, Lima
51 1 613-2000
www.bcrp.gob.pe/proyeccion-institucional/museo.html

Museo del Banco Central de Reserva del Perú
Museo del Banco Central de Reserva del Perú

Museo Metropolitano de Lima
Não se trata de um museu convencional: conta a história da capital peruana por meio de sistemas audiovisuais, incluindo 3D e 4D. Ali, o visitante quase se converte em um “viajante do tempo”, ao ser transportado por aparatos tecnológicos para a Lima do passado – até 10 mil anos. O local também conta com salas para exposições temporárias e uma pinacoteca.
Terça-feira a domingo, das 9h30 às 17h
Parque de la Exposición, Lima
51 1 433-7122

Museo Metropolitano de Lima
Museo Metropolitano de Lima

Museo de Arte Contemporáneo
Apresenta uma coleção de arte moderna e contemporânea, nacional e internacional, que data de 1950 até os dias atuais. Fundado em 2013, é o único museu da cidade especializado na difusão da arte desse período, cujas modernas instalações – em vidro e ferro – foram concebidas e acondicionadas para esse fim. Até 14 de abril, é possível visitar uma exposição do artista brasileiro Vik Muniz.
Terça-feira a domingo, das 10h às 18h
Av. Miguel Grau 1511, Barranco, L04
www.maclima.pe

Museo Metropolitano de Lima
Museo Metropolitano de Lima

Eduardo Gregori

Eduardo Gregori é jornalista profissional e consultor de viagens. Eduardo Gregori is a professional journalist and travel consultant.

Leia Também