Passeios bons, baratos ou quase de graça em Copacabana

O título de Cidade Maravilhosa é mais do que justo quando falamos do Rio de Janeiro. Abençoado por Deus e bonito por natureza, conforme registrou Jorge Bem Jor ao compor a inconfundível e icônica canção “País Tropical, no fim da década de 60, o Rio é uma das mais famosas cidades brasileiras e dispõe de inúmeros bairros que carregam a alcunha de ser tão famosos quanto à própria capital carioca, como é o caso de Copacabana.

Carinhosamente apelidada de Princesinha do Mar, a emblemática Copacabana que conhecemos hoje surgiu para o mundo no século XVIII, com a construção de uma pequena igreja dedicada para a santa protetora das comunidades peruanas e bolivianas no entorno do lago Titicaca, a Nossa Senhora de Copacabana. Com o passar dos anos, a região, que anteriormente se chamava Sacopenapã, acolheu o nome da padroeira, evoluiu e se tornou o coração pulsante da Zona Sul Carioca. E dentro das inúmeras opções de lazer e entretenimento que se situam na bela e charmosa região de Copacabana, confira 8 sugestões de passeios para curtir na região:

1. Calçadão
Com quase 5 km de extensão e com as belas praias de Copacabana e do Leme como plano de fundo, caminhar sob o icônico calçamento de pedras portuguesas em formato de ondas é uma daquelas atividades obrigatórias para quem vai ao Rio. E não se preocupe com a sede, a orla é repleta de quiosques para que você possa se hidratar enquanto apreciar o mar.

2. Praia de Copacabana
Tamanha fama alcançada pelo bairro se deve a ela, a Praia de Copacabana ou a Princesinha do Mar, para os mais íntimos. Uma vez no Rio, não faça cerimônias. Reserve ao menos um dia para curtir a praia que já serviu de palco para tantos carnavais e réveillons.

3. Rooftop do Pestana Rio Atlântica
Com uma vista de tirar o fôlego para a belíssima praia de Copacabana, o rooftop do Pestana Rio Atlântica é um dos mais badalados da capital carioca e é uma ótima pedida para curtir os encantos do poente carioca desfrutando de alguns drinks no Deck Bar.

Pestana Rio Atlântica

4. Copacabana Palace
Erguido em 1923 pelo empresário Octávio Guinle e projetado pelo arquiteto Francês Joseph Gire, que buscou inspiração em duas importantes construções hoteleiras francesas para desempenhar o seu projeto, o Copacabana Palace é uma daquelas construções que valem a pena ser admiradas, mesmo que de fora, durante uma voltinha pelo calçadão…

Copacabana Palace

5. Beco das Garrafas
Point da boêmia carioca na década de 50, o local é tido como o berço da bossa nova, já que foi nos palcos dos bares Ma Griffe, Bacará, Little Club e Botte’s, na Rua Duvivier, entre os números 27 e 31 que o samba e o jazz se misturaram. O Beco das Garrafas permaneceu fechado durante 40 anos e foi reaberto agora, em 2014. Que tal tomar uma cervejinha no local onde tudo começou?

6. Cine Roxy
Inaugurado em 1938, este simpático cinema carioca marca o fim de uma era dos cinemas de rua, sendo o único remanescente do bairro atualmente. Se você é fã da 7ª arte, aproveite sua estadia em Copacabana para assistir um bom filme em um dos mais tradicionais cinemas da cidade.

7. Estátua de Carlos Drummond de Andrade
Imortalizado em Copacabana pelas mãos do mineiro Leo Santana, a contemplativa e simpática estátua de cobre do poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade também figura entre os atrativos da região. Situada nas imediações do Posto 6, a figura atrai dezenas de turistas quase que diariamente em busca de fotos com a personalidade ou até mesmo de um bom papo.

8. Forte de Copacabana
Construído no fim do século XIX para resguardar a Baía de Guanabara de ameaças externa, o Forte de Copacabana testemunhou ao logo dos seus mais 100 de anos de existência importantes fatos históricos, como o Levante dos 18, em 1922 e as reuniões que culminaram no golpe militar de 1964. Hoje, o espaço opera como museu e é uma excelente opção de passeio para se fazer na região, tanto pela cultura, quanto pela vista da praia de Copacabana, que é uma das mais belas de todo o Rio. E o melhor de tudo, é que a entrada é franca!

Vista aérea do Forte de Copacabana
Outros Posts

Eduardo Gregori

Eduardo Gregori é jornalista profissional especializado em turismo. Eduardo Gregori is a professional tourism journalist

Leia Também