Mérida, um pequeno paraíso mexicano que surpreende

Mérida é um daqueles lugares que surpreende logo de cara. Com um dos maiores centros históricos do México, é repleto de casarões históricos do século 19 em tons pastel, que estão passando por um processo de restauração e abrigam joias culturais e gastronômicas. Para sentir a cidade, dê uma volta pela famosa avenida Paseo Montejo, uma das mais extensas e charmosas de Mérida. Admire seus casarões da época colonial e comece a se se apaixonar pelo destino. Uma outra opção para conhecer o centro histórico é recorrer às Calandrias, uma espécie de carruagem. Dela é possível contemplar a cidade calmamente e admirar os edifícios e monumentos seculares.

Paseo Montejo
Paseo Montejo

Entre os edifícios, destaque para o Palacio Cantón, edifício em estilo neoclássico, o imponente Momumento a la Patria, que é ilustrado com a história do México e do estado de Yucatán, e o Palacio o Casa de Montejo (residência do conquistador da região Francisco de Montejo contruída na metade do século 16; hoje um museu). Dando continuidade ao passeio, visite a catedral de San Ildefonso e o Museo Macay, que reúne um acervo amplo que abriga de peças maias a arte digital. Não deixe de saborear as comidinhas típicas locais, que facilmente podem ser encontradas pelas ruas do centro histórico de Mérida. Saboreie as marquesitas, uma espécie de panquequinhas enroladas, que podem ser doces ou salgadas.

La Mejorada
La Mejorada

Falando em comida, a cozinha yucateca é uma atração à parte. Rica em frutos do mar, difere-se um pouco da tradicional mexicana. Entre os pratos típicos, destaque para os panuchos, salbutes, sopa de lima, cochinita pibil, entre outros. Programe-se para conhecer o tradicional restaurante Los Almendros, nos arredores do Parque La Mejorada.
Para conhecer os pontos turísticos mais distantes, recomenda-se que tome o Turibús. Ele faz diversas paradas pela cidade. Aí é só parar em pontos estratégicos e curtir. Divirta-se. Tire muitas fotos e poste. Não esqueça as hashtags #vistimexico #liveittobelieveit.

Passado vivo
Para conhecer um pouco das tradições locais, se você tiver oportunidade, fique um fim de semana no destino. É durante os sábados e domingos que em algumas praças do centro formam-se rodas de contadores de histórias onde lendas locais são relatadas e dramatizadas pelos moradores mais antigos. Outra atração que remonta o tempo dos colonizadores são as guayaberas. Veste típica do estado de Yucatán. Nas lojinhas do centro você encontra as melhores e mais bonitas. Ah, e não deixe de provar o xtabentún, a bebida local, uma espécie de licor super saboroso…

Guayaberas
Guayaberas

Escapada pitoresca
Próximo à Mérida estão algumas atrações do tipo obrigatórias!!! ¡Adelante!
Izamal é uma delas. Há 67 km está a cidade amarela, como é conhecida. No centro estão as ruínas de quatro pirâmides maias, que, assim como outros templos foram destruídas pelos espanhóis para a construção do gigantesco convento de Santo Antônio de Pádua e da cidade colonial que hoje estão ali.

Izamal
Izamal

Visite a zona arqueológica de Uxmal, cujo nome significa “construída três vezes”. Nomeada pela Unesco como Patrimônio Mundial da Humanidade, aqui foi um dos assentamentos maias mais importantes de Yucatan. Acredita-se que sua influência se estendia até o centro do México. Atualmente o visitante pode encontrar enormes iguanas tomando sol nas antigas plataformas e templos. Se não tiver medo, faça uma selfie com eles!

Outra opção é ir para a praia na ensolarada cidade de Progreso, a 45 minutos de carro de Mérida. O destino é ideal para uns dias à beira-mar passeando ao longo da orla marítima e dando alguns mergulhos nas águas cor esmeralda do Golfo do México. O mar é bem limpo, tranquilo e sem ondas.

Progreso
Progreso

Um pouco mais distante, a 120 km de Mérida, você pode conhecer a incrível zona arqueológica de Chichén Itzá, com suas pirâmides super famosas. Impressione-se com a gigante Kukulkan. Também não deixe de conhecer El Castillo, El Cenote Sagrado, El Caracol e El Observatorio.

Chichén Itzá

Chuva de Likes
Apenas 45 minutos de Mérida está Celestún. Ao amanhecer e no final da tarde você pode ver centenas de flamingos rosados posarem no rio. É uma visão incrivelmente bela. Foto para fazer sucesso no Instagram!

Atração à parte
Quando você for buscar por hospedagem em Mérida, esqueça os tradicionais hotéis. A dica é se hospedar nas haciendas. São fazendas antigas que foram transformadas em pequenos hotéis. São hospedagens charmosas e aconchegantes. Uma experiência única.

Outros Posts

Eduardo Gregori

Eduardo Gregori é jornalista profissional especializado em turismo. Eduardo Gregori is a professional tourism journalist

Leia Também