Mariánské Lázně, o spa barroco da República Tcheca

Balneário em Mariánské Lázně

Caminhando pelo centro de Mariánské Lázně a sensação que se tem é de ter sido transportado magicamente para cem anos atrás. Pomposos balneários e parques floridos onde os hóspedes relaxam tomando seus copos de água mineral de uma das lendárias fontes da cidade cuja história relembra a época de seu apogeu, frequentada pelos mais importantes estadistas e artistas e que até hoje está entre as cidades balneário mais bonitas da Europa.

É difícil imaginar que há dois séculos essa região era um simples vale com bosques fechados e águas borbulhando. No entanto, quando Johann Josef Nehr, médico do mosteiro próximo de Teplá, descobriu os benefícios únicos para a saúde humana dos mananciais locais, não demorou para que o spa se desenvolvesse rapidamente. Passados poucos anos, lá já frequentavam personalidades como como Chopin, Strauss, Goethe, Kafka, Freud, Kipling, Edison, Twain e o rei britânico Edward VII.

Cinquenta mananciais para a saúde

Cerca de 160 mananciais emergem das cercanias do balneário e na própria cidade de Mariánské Lázně se encontram mais de cinquenta fontes minerais frias que curam, com êxito, doenças dos rins e vias urinárias, inflamações nervosas, digestivas e doenças respiratórias e doenças da pele e do sistema locomotor. No entanto, é possível desfrutar de suas férias no resort também sem sofrer de qualquer doença. Na maioria dos spas é perfeitamente possível ser mimado por completos tratamentos de bem-estar e relaxar o corpo e a mente. Marienbad é famosa principalmente por belos parques, que a caracterizam e colocam entre as cidades com os mais belos jardins na Europa. Andar aqui sem ser incomodado por qualquer coisa, observar o gotejamento de água de várias fontes e nascentes, inalar o cheiro de flores e árvores floridas ou passar algum tempo tomando café e saborear os excelentes bolachas do spa, são dicas ao viajante.

Momentos românticos junto à Fonte Cantora

Não se pode esquecer de caminhar entre as elegantes arcadas neoclássicas de ferro fundido, datadas de 1899, que estão entre as mais belas da Boêmia. Durante a temporada acontecem aqui os concertos clássicos de Mariánské Lázně. Em eventos famosos como o festival Fryderyk Chopin de música internacional , em agosto, também se apresenta a orquestra sinfônica local. Uma experiência única é ouvir a música agradável enquanto toma água do Manancial da Cruz com efeitos benéficos para os rins. Perto deste manancial fica a Fonte Cantora onde, de hora em hora, toca músicas mundialmente famosas. Para os românticos vale a pena voltar à noite para ver os efeitos luminosos da fonte.

Onde ir depois?

Para quem gosta do passado e de suas histórias a dica é explorar os arredores da cidade. O palácio de Kynžvart reúne uma mostra única da arquitetura clássica. Já no magnífico monsteiro de Teplá, fundado no século XII, pode-se admirar uma bela biblioteca. Quem preferir passar o tempo livre de forma mais ativa pode visitar o campo de golfe de Mariánské Lázně, o único fora do território da Commonwealth of Nations que detém o título Royal Golf Club, título concedido pela rainha Elizabeth II.

Outros Posts

Eduardo Gregori

Eduardo Gregori é jornalista profissional e consultor de viagens. Eduardo Gregori is a professional journalist and travel consultant.

Leia Também