Leve pasta e escova de dentes

Onde estão o romantismo, e o glamour de viajar de avião? Ficou tudo no passado, em função da globalização e da rapidez em que o mundo moderno gira. Quem um dia teve o prazer de saborear uma refeição na econômica com louças de porcelana e talheres de prata, que guarde com carinho esse momento na lembrança. Daqui pra frente, quem quer luxo, tem que pagar, e bem, por ele.

Não é uma novidade que as companhias aéreas estão cortando todas as gorduras possíveis. Com a crise da economia mundial, gastos com pessoal, alta no preço do combustível e operação, a equação não fecha: é muito gasto para pouco lucro. Bem na verdade, as companhias têm amargado constantes prejuízos e operam no vermelho, mesmo com aeronaves com ocupação acima da média.

Viajei ao Canadá na semana passada e pela primeira vez me deparei com essa novidade: baniram o kit higiene na classe econômica. Sabe aquela necessaire com pasta e escova de dentes e um lenço? Pois é, não existe mais, nem para compra a bordo. Não faz muito tempo, mesmo na econômica, o passageiro era recebido com água, kit higiene (para voos longos) e um providencial cafézinho (além das refeições).

Hoje, o jeito é levar tudo na bagagem de mão. Ou seja, a boa e velha escova de dentes e o creme dental que usamos no dia a dia vão nos acompanhar em nossas viagens. No Brasil, uma companhia já avisou que, de graça, só terá água e, desde que seja solicitada pelo passageiro.

Não vou estranhar se daqui a algum tempo tivermos que levar nas viagens também um cobertor, um travesseiro e copo plástico, além de um lixinho pessoal. Isso sem falar no itens básicos de higiene, como um lenço ou um rolo de papel higiênico. Será que no futuro até o uso do banheiro será cobrado? O jeito é entender que esta é uma realidade que veio pra ficar.

Outros Posts
VÍDEOS E REDES SOCIAIS
Assista ao Programa Eu Por Aí e se inscreva no nosso canal no YouTube

Curta nossa página no Facebook
Curta nosso perfil no Instagram


Eduardo Gregori

Eduardo Gregori é jornalista profissional especializado em turismo. Eduardo Gregori is a professional tourism journalist

Leia Também