Já é Natal em Toronto

O Canadá pode não ser a Lapônia, região da Finlândia terra natal do Papai Noel, mas o país norte-americano não decepciona quem planeja passar as festas de fim de ano debaixo de muita neve, frio e um verdadeiro cenário de um conto de Natal. O Inverno ainda nem chegou no hemisfério Norte, mas Toronto, a maior cidade do País, já está inteira enfeitada e recheada de atrações. Além dos famosos pontos turísticos da cidade, o turista pode conhecer lugares que mostram o Natal no Canadá sob diferentes aspectos. Antes de embarcar, é bom lembrar que o país é um dos mais frios do mundo. Se no Outono a temperatura em Toronto chega a ser negativa, no Inverno, quando a precipitação de neve é maior, a sensação é de muitos graus abaixo de zero. Então, é preciso levar na mala roupa apropriada para a estação.

Black Creek Pioneer Village
Black Creek Pioneer Village

O roteiro natalino em Toronto deve incluir a Black Creek Pioneer Village (www.blackcreek.ca). A vila histórica promove durante os finais de semana tours que contam as tradições do Canadá pelo viés do Natal. A divertida visita mostra como os canadenses começaram a enviar cartões de Natal, porque adotaram a árvore e passaram a trocar presentes no dia 25 de dezembro.

O passeio ainda remonta pratos típicos servidos nesta época do ano nos primórdios da colonização, como o pudim de ameixa flamejante.

Black Creek Pioneer Village
Black Creek Pioneer Village

Outro local incrível para visitar durante todo o ano é o Distillery Historic District, mas o lugar ganha vida nova durante o final do ano e é convertido em uma espécie de feira natalina, o Toronto Christmas Market (www.torontochristmasmarket.com).

Toronto Christmas Market
Toronto Christmas Market

O mercado é para visitantes de todas as idades. Enquanto as crianças se divertem com personagens natalinos e claro, Papai Noel, além de um miniparque de diversões, adultos podem comprar artigos decorativos e até roupas de grife. Mesmo quem não pretende gastar, encontra no mercadinho um delicioso passeio, recheado de árvores, bonecos de neve, música e apresentações.

Gardiner Museum
Gardiner Museum

Para quem aprecia árvores de Natal, o Gardiner Museum (www.gardinermuseum.on.ca) exibe até o dia 8 de janeiro a exposição 12 Trees: Good For The Earth. A mostra reúne uma coleção de árvores produzidas por artistas canadenses que tiveram como proposta reinventar o símbolo natalino, tendo como inspiração a natureza. Aproveite para ver outras exposições.

Divirta-se, explore a região central e conheça o maior shopping da cidade

Não estar na Lapônia ou no reino de Arendelle não significa que a diversão seja menor. Na semana passada, a pista de patinação no gelo e a árvore da Nathan Philips Square (100 Queen Street West) foram abertas ao público. Dependendo da temperatura, às vezes chega a doer os ossos, mas vale a pena posar para uma selfie em frente ao painel de LED com o nome de Toronto, deslizar de patins, ou simplesmente apreciar a árvore. Além da comodidade de estar bem no Centro de Toronto, a Nathan Philips Square fica próximo do Eaton’s Centre (220 Yonge Street), o maior centro de compras da cidade. Antes de entrar, dê uma olhada na linda vitrine da loja Hudson’s Bay com animais e bonecos animados. Uma foto é providencial.

Nathan Philips Square
Nathan Philips Square

Já o Eaton’s Centre é o paraíso das compras, com lojas de grifes, populares e de eletrônicos. Ainda próximo da Nathan Philips Square fica o Four Seasons Centre (145 Queen Street West), que até o dia 31 de dezembro apresenta o balé O Quebra-Nozes. Encenado pelo National Ballet of Canada, orquestra e VIVA! Youth Singers of Toronto, o espetáculo tradicional natalino, com composições de Tchaikovsky, situa a história na Rússia do século XIX, onde os ritmos idílicos e naturais da vida da fazenda fornecem o pano de fundo para a fantástica viagem de sonho de Misha e Marie, irmão e irmã no centro da narrativa.

O Quebra-Nozes. Encenado pelo National Ballet of Canada
O Quebra-Nozes. Encenado pelo National Ballet of Canada

Além de toda programação cultural que Toronto oferece ao visitante, mesmo no Inverno, um dos programas mais interessantes para se fazer na cidade é caminhar por suas ruas, principalmente pela área mais antiga, onde fica, por exemplo, o Mercado St. Lawrence (93 Front St E). Além de conhecer um autêntico mercado onde os moradores fazem compras cotidianas, o St. Lawrence exala histórias e é dono do sanduíche mais famoso de Toronto, o Peameal Bacon, feito de lombo de porco e temperado com diversas especiarias. Se for comer, melhor estar com muita fome, pois é pra lá de bem servido.

 Peameal Bacon
Peameal Bacon

Outro lugar interessante é o primeiro posto de correio de Toronto (260 Adelaide St E), onde é possível conhecer os primórdios das correspondências enviadas e recebidas na cidade. Um charme é poder enviar para qualquer lugar do mundo uma carta escrita a pena e lacrada a cera.

Posto de correio de Toronto
Posto de correio de Toronto

Quem pretende subir na CN Tower (www.cntower.ca) pode se decepcionar com a falta de visibilidade, causada principalmente pelo mau tempo. Uma saída bem aconchegante é jantar no restaurante 360 no topo da torre.

natal-toronto-12
restaurante 360

O lugar, a 351 metros de altitude, tem um dos melhores cardápios da cidade, que privilegia ingredientes regionais sem esquecer da gastronomia internacional. O restaurante também dispõe de uma carta de vinhos com mais 550 rótulos canadenses e de todo o mundo. Reservar antes de ir é importante: www.cntower.ca/en-ca/360-restaurant/reservations-and-menus.html

Outras lojinhas charmosas
Quer levar lembrancinhas ou comprar para si produtos feitos por artesãos e artistas canadenses? A cidade está repleta de lojinhas com artigos exclusivos e, em muitos casos, feitos à mão. Não deixe de visitar

Likely General (389 Roncesvalles Ave)
Vende artigos de decoração, brinquedos, acessórios e joias.

Likely General
Likely General

Toronto Designer Market (1605 Queen St W)
Espaço que reúne designers que vendem seus produtos ao público. Ótimo lugar para encontrar peças exclusivas, entre roupas e decoração, com preços acessíveis.

Made You Look Jewellery (1338 Queen Sreet W)
Loja e ateliê de joias com peças exclusivas. O local também oferece workshops. Excelente lugar para conhecer o design de joias made in Canada e claro, levar para asa alguma peça.

natal-toronto-14
Made You Look

Jinks Art Factory (1664 Queen Street W)
Cafeteria com decoração retrô que também funciona como estúdio de tatuagem. O visitante pode apenas provar um dos muitos (e deliciosos) cafés e cookies, ou aproveitar para sair de lá com um desenho na pele.

Eduardo Gregori viajou segurado pela Global Travel Assistance (www.gtaassist.com.br)

Outros Posts

Eduardo Gregori

Eduardo Gregori é jornalista profissional e consultor de viagens. Eduardo Gregori is a professional journalist and travel consultant.

Leia Também