Intercâmbio nas férias: como aprender um idioma se divertindo

Conforme vai chegando o período de férias escolares, pais e filhos começam a se programar para este período em que sobram tempo e disposição para experiências transformadoras. Uma opção bastante procurada por jovens entre 13 a 17 anos é fazer um intercâmbio de férias, que combine o aprendizado de um novo idioma com a possibilidade de conhecer melhor o destino e fazer amigos de várias partes do mundo.

A EF Education First, especializada em intercâmbios e cursos de idiomas oferece pacotes para estudantes. Um deles é o YES, programa voltado para jovens de 13 a 17 anos, que inclui quatro semanas nos EUA. Nesse período, são três semanas de curso de inglês na EF New York e uma semana em Orlando, com estadia em hotel da Disney e visita aos quatro parques do complexo Disney.

O YES é um programa da Disney em que os alunos aprendem diversos conteúdos através da expertise da Disney e podem aplicá-los na sua vida pessoal e acadêmica. Exemplos disso são as aulas de “Sustainable Practices in Wildlife Conservation”, no Disney Animal Kingdom, e de “The Evolution of Technology”, no Epcot. As aulas acontecem dentro dos parques na Flórida para oferecer aos estudantes uma aventura educacional prática.

Para os jovens que buscam outras opções de destino, a EF oferece o Language Camp, programa de intercâmbio que inclui 3 semanas de aulas interativas de inglês e 1 semana de tour dedicada ao lazer, com uma extensa programação de atividades diárias, como visitar parques temáticos, em Santa Barbara, na Califórnia, ou fazer um passeio pela Broadway, em Nova York.

Seja para conhecer as praias de surf de Santa Bárbara ou para desbravar o clima cosmopolita de Nova York, o programa é disponível para todos os níveis de inglês. Outros destinos são Cambridge, famosa por sua Universidade, e Bournemouth, charmosa cidade costeira do Reino Unido que oferece diversas opções de esportes náuticos, mercados de rua e cafés. No final do curso, o aluno ainda viaja para Paris, Roma, Veneza e Florença na semana de tour.

Andrea Arakaki, diretora responsável pela EF Brasil, esclarece que nestes programas os alunos estão sempre acompanhados de um guia responsável, que viaja com o grupo desde o Brasil até o destino do intercâmbio e os acompanha durante todo o tempo na viagem. “Para muitos jovens, esta é a primeira experiência fora do país, longe dos pais e de casa. Por isso mesmo, nos preocupamos muito para que eles estejam acompanhados de um guia, que dará o apoio para que eles aproveitem a viagem, aprendam o idioma e amadureçam com este novo desafio”, afirma. Andrea também ressalta que para aqueles que se sentem mais seguros e desejam viajar fora do grupo, há opções de programas de intercâmbio individual, a partir de 2 semanas para diversos destinos.

Unir aulas dinâmicas de inglês com tours pela cidade de destino ajuda o intercambista a ter imersão total no idioma, interagindo não apenas com professores e colegas de classe, mas também moradores locais e outros turistas vindos de diferentes países. Nessa modalidade de intercâmbio, o aluno aprende e vive a língua e a cultura local.

Para os pequenos, que também merecem uma experiência incrível nas férias, a opção ideal é o EF Rookesbury, programa de verão numa escola-castelo no interior da Inglaterra voltado para crianças de 10 a 13 anos, com três semanas de curso de inglês com metodologia própria e atividades lúdicas de esporte, cultura e lazer. Além disso, o programa conta com uma visita a Londres e aos Estúdios Harry Potter.

Informações: www.ef.com.br/pg/intercambio

 

Outros Posts

Eduardo Gregori

Eduardo Gregori é jornalista profissional especializado em turismo. Eduardo Gregori is a professional tourism journalist

Leia Também