Explorando o litoral do Alentejo e seus arredores no Verão

Porto Côvo

O verão é uma das melhores épocas para conhecer o Alentejo, em Portugal, pois toda sua riqueza natural ganha ainda mais destaque. Suas belezas vão além dos vinhedos e planícies que tanto fascinam seus visitantes do interior até a costa. Saborear um bom vinho alentejano junto com as delícias típicas de sua deliciosa gastronomia é uma experiência que merece ser vivida. Então, prepare-se para aproveitar o calor e fazer um roteiro completo pelo litoral alentejano, conhecendo locais paradisíacos com areias douradas e paisagens que são verdadeiros cenários cinematográficos.

Começamos o tour por um dos mais extensos areais de Portugal, a Praia de Tróia Galé, na Península de Tróia. Para chegar até lá, o viajante pode pegar o ferry boat em Setúbal. O transporte também leva carros em um trajeto de uma hora, em que já é possível admirar a paisagem. Aproveite a estadia para conhecer também o rico patrimônio histórico como as ruínas romanas, local com mais de 2 mil anos de história situado em um espaço abençoado pela natureza. Tróia também conta com atrações como a observação de golfinhos na Reserva Natural do Estuário do Sado, um verdadeiro paraíso natural.

A apenas 30 minutos de Tróia, seguimos para a Praia do Carvalhal, em Comporta. Sua beleza singular harmoniza com a natureza do entorno, característica que a tornou uma das finalistas na eleição das sete maravilhas de Portugal. A 20 minutos de carro, é possível descobrir o castelo de Alcácer do Sal, imponente edifício de arquitetura de estilo islâmico, e a sua pacata vila.

Freguesia de Zambujeira do Mar

A próxima parada une tranquilidade para crianças e águas agitadas para esportistas. A pouco mais de 30 minutos da Praia do Carvalhal, está a encantadora Lagoa de Santo André, uma enorme reserva de água salgada situada literalmente ao lado do oceano, perfeita para levar os pequenos. Seguindo a costa por apenas 20 minutos fica a simpática cidade de Sines, que abriga um museu que conta a história do navegador Vasco da Gama, com artefatos de toda a história do povoado e que levam os visitantes para uma verdadeira viagem no tempo.

Antes de partirmos para nosso próximo destino, não deixe de saborear a rica gastronomia de Sines, que possui frutos do mar como ingrediente principal. Entre as opções se destacam a açorda de marisco, a feijoada de búzios a as migas com peixe frito. Depois de recarregar as energias, que tal se aventurar nas profundezas do mar e ver as impressionantes formações de corais de Porto Côvo? Após um delicioso banho de mar, siga para o interior da região para apreciar as ruínas do sítio arqueológico de Miróbriga, em Santiago do Cacém. Localizada a apenas 18 quilômetros de Sines, é um importante vestígio da ocupação romana em Portugal.

Seguindo viagem rumo ao sul, a sugestão é conhecer Vila Nova de Milfontes que, além de ter praias encantadoras, produz o vinho Cortes de Cima Branco, eleito um dos melhores do mundo. A poucos minutos de Milfontes, já se avista a antiga freguesia de Zambujeira do Mar, uma das mais visitadas do Alentejo. Recortada por altas falésias, de onde se pode apreciar a incrível vista para o oceano, conta com diversas pequenas praias. Há boas opções para praticantes de surfe e bodyboard, com águas mais agitadas e muito concorridas por seus festivais durante o verão europeu.

Outros Posts
VÍDEOS E REDES SOCIAIS
Assista ao Programa Eu Por Aí e se inscreva no nosso canal no YouTube

Curta nossa página no Facebook
Curta nosso perfil no Instagram


Eduardo Gregori

Eduardo Gregori é jornalista profissional especializado em turismo. Eduardo Gregori is a professional tourism journalist

Leia Também