Chile apresenta no Brasil as novidades da temporada de inverno

Vista de Santiago no Inverno

O Chile apresentou na última terça-feira (21/03) as novidades de seus destinos para a temporada de inverno 2017. Na ocasião o destino apresentou também a nova campanha de promoção internacional, que tem o slogan “Chile, Natureza Aberta”e busca posicionar e reconhecer os atributos da natureza, da aventura, da cultura e das experiências que os turistas internacionais podem viver no território chileno. A ideia é que a campanha fique ativa até 2020, visando incrementar o número de chegadas internacionais em pelo menos 7% ao ano, e o ingresso de divisas em 8%.

De acordo com a Divisão de Estudos da Subsecretaria de Turismo, em comparação com o ano anterior, em 2016 o Chile teve um aumento de 26% no número de visitantes internacionais. O país bateu um novo recorde histórico, recebendo um total de 5,6 milhões de turistas estrangeiros – em 2015 foram 4,5 milhões.

O Brasil é um mercado prioritário para o Chile, que tem desenvolvido várias ações no país. Em 2016 o destino recebeu 439 mil turistas brasileiros, o que representou uma redução de 3,73% em relação a 2015. Já no mês de janeiro de 2017 o mercado reagiu, e o número de visitantes brasileiros cresceu 8% em relação ao mesmo período do ano anterior. Os principais mercados emissores do Brasil em janeiro de 2017 foram as cidades de São Paulo (74%), Rio de Janeiro (24%) e Florianópolis (2%).

Entre os mercados internacioais que mais cresceram para o Chile em 2016 estão a Argentina, + 49%, e os Estados Unidos, + 12%. A entrada de divisas por meio do turismo receptivo correspondeu a um total de US$3.140 milhões, que representaram um aumento de 8% em relação a 2015.

Segundo as estimativas realizadas pela Divisão de Estudos da Subsecretaria de Turismo, em 2017 a chegada total de turistas deverá crescer 14% em relação a 2016. Isso significa passar dos 5.6 milhões para pouco mais de 6.4 milhões de turistas estrangeiros.

Destaques:

• Melhor Destino de Turismo Aventura do Mundo:
Pela primeira vez em sua história, o Chile foi eleito o Melhor Destino de Turismo Aventura do mundo. O reconhecimento aconteceu durante a 23a edição do World Travel Awards, prêmio considerado o “Oscar” do turismo. Desta forma, o país sul-americano consagra o potencial de seus grande contrastes geográficos, com cenários naturais incomparáveis para os esportes e o turismo de aventuras.

A eleição do ganhador foi realizada com pessoas do mundo todo, que votaram através do website do World Travel Awards. O Chile competiu nesta categoria junto com outros destinos importantes, como Austrália, Canadá, Equador, Japão, Nova Zelândia, Tailândia e Estados Unidos. O Chile já tinha sido vencedor do prêmio continental em 2015 e 2016.

Valle Nevado, a mais famosa estação de esqui da América do Sul

Este reconhecimento consolida o trabalho de promoção internacional que o Chile tem realizado durante os últimos anos, e que busca mostrar o país como um destino de natureza e aventura. Marcado por paisagens incríveis e diversificadas, o Chile permite a realização de distintas atividades, como surf, trekking, montanhismo, mountain bike, rafting, caiaque, fly fishing, cavalgadas, entre outros.

Dentro dos cenários naturais do Chile estão rotas ainda não descobertas, além de outros destinos impressionantes, como Torres del Paine, que foram eleitas como a 8a Maravilha do Mundo e cuja região oferece alguns dos melhores trekkings da Patagônia. San Pedro de Atacama conta com uma geografia extraordinária, com paisagens, como a do Valle de la Luna, que estão entre as mais deslumbrantes do planeta. O pequeno povoado no meio do Deserto de Atacama tem mais de 300 atrações turísticas, a maioria de aventuras.

A Carretera Austral é um dos grandes tours da Patagônia do Norte. Através dela se chega a distintas atrações, como o Parque Nacional Queulat, o glacial San Rafael e as espetaculares Catedrais de Mármore do Lago General Carrera, o maior do território chileno.

• Condé Nast Traveler
O Parque Nacional Torres del Paine, na região de Magallanes, e a praia Anakena, na Ilha de Pascua, foram eleitos, respectivamente, entre os 50 lugares mais bonitos do mundo e entre as 25 praias mais populares do planeta. A revista Condé Nast Traveler incluiu Torres del Paine dentro de sua lista, destacando o destino como um dos lugares mais impressionantes da Patagônia. A TripAdvisor selecionou Anakena como uma das praias mais atraentes do mundo com base nos milhares de comentários e opiniões deixadas por viajantes na web.

A beleza natural de Torres del Paine

• Lonely Planet
O conceituado guia de viagens Lonely Planet colocou Aysén entre as 10 regiões que se deve visitar em 2017. A classificação está em sua edição Best in Travel, onde os editores sugerem aos viajantes os melhores destinos, entre cidades, países e regiões, para visitar ao redor do mundo. Aysén tem uma paisagem que muda constantemente, diz a Lonely Planet da Patagônia. Sua natureza selvagem é o grande atrativo para os mercados europeus, principalmente o espanhol.

• New York Times
Com o título “Novas formas de explorar o deserto mais alto do mundo”, o New York Times volta a olhar para um dos destinos chilenos e incluí-lo entre os 52 lugares que não se deve perder em 2017. A lista preparada anualmente pela editoria de viagens do jornal americano – uma das mais esperadas pelos leitores e com maior difusão no mundo do turismo -, posicionou o Deserto de Atacama em 2o lugar no ranking.

• Novos hotéis boutique em Santiago
Dentro das novidades hoteleiras em Santiago, se destacam cinco hotéis boutique, um segmento que vem crescendo em distintos setores da capital chilena, onde a oferta é cada vez mais diversificada e sofisticada. Alguns dos hotéis estão localizados em bairros da moda, que se destacam também pela atraente cena gastronômica e pelo fácil acesso para diferentes pontos da capital do país. Entre as novidades estão: Luciano K, no bairro Lastarria, Ladera, em Pedro de Valdivia Norte (Providencia), Hotel Magnolia, no Centro Histórico, Matildas Hotel Boutique, no
Centro Histórico, Bairro Brasil, e La Sastrería Hotel Boutique, no bairro Patrimonial de
Providencia.

Outros Posts

Eduardo Gregori

Eduardo Gregori é jornalista profissional e consultor de viagens. Eduardo Gregori is a professional journalist and travel consultant.

Leia Também