Carnaval: destinos brasileiros para cair na folia

Para quem gosta de viajar, especialmente em feriados prolongados, 2017 está recheado de datas para fazer as malas e aproveitar. No dia 25 de fevereiro, uma sexta-feira, o Carnaval abre oficialmente o calendário do ócio, e o melhor, ainda em pleno Verão. Dos apoteóticos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro, aos tradicionais blocos que tomam as ladeiras da histórica Olinda, no país do Carnaval o que não faltam são opções para cair na folia. Então, se você ainda não escolheu o seu destino para o próximo feriadão, elencamos alguns dos melhores lugares no Brasil para curtir o Carnaval.

Rio de Janeiro

O Carnaval carioca é um dos mais democráticos do País. Conhecida internacionalmente pelos desfiles das escolas de samba na Avenida Marquês de Sapucaí, a festa tem ainda uma programação que vai dos exclusivos bailes do Copabacana Palace, aos blocos que se esparramam pelos quatro cantos da cidade. Este ano, o turista precisará de fôlego só para escolher onde pretende se divertir. Estão programados desfiles de mais de 500 blocos, que levarão para as ruas marchinhas, samba e até rock. Além de bailes e desfiles, durante o Carnaval há uma extensa programação de festas em clubes e casas noturnas.

Se a corte do Rei Momo convida o visitante a cair na folia, a Cidade Maravilhosa, com uma faixa de areia que beira os 73 quilômetros de extensão, mais de 20 praias e temperatura que facilmente atinge (e até ultrapassa) os 40 graus, é um verdadeiro paraíso para os banhistas. E mesmo quem não aprecia ficar ao sabor do sol e do mar, o Rio tem uma intensa programação cultural, distribuída entre mais de 160 salas de cinema, 133 teatros e 80 museus, entre eles os recém-inaugurados Museu do Amanhã e MAR, na revitalizada zona portuária, que conta também com o novíssimo AquaRio.

Salvador 
O Carnaval da capital baiana é um dos destinos mais procurados do País, principalmente por quem gosta de muito agito. E é preciso ter uma dose extra de fôlego para acompanhar os trios elétricos que percorrem os três principais circuitos da cidade: Barra-Ondina, Campo Grande e Centro. Como dizia Caetano Veloso: “atrás do trio elétrico só não vai quem já morreu”. Este ano a festa promete ser ainda mais bonita, uma vez que terá como tema principal a comemoração de 50 anos da Tropicália. Assim como o Rio, Salvador promove um Carnaval para todos os gostos, de camarotes ao democrático Bloco Furdunço e eventos nos bairros. Até quem não gosta de música baiana pode curtir a festa. Com uma extensa programação de shows, o Palco Rock é uma alternativa ao axé e aos ritmos carnavalescos.

Além disso, Salvador é uma cidade que respira história. A primeira capital brasileira encanta com suas igrejas centenárias, museus e monumentos datados da colonização. Isso sem falar de sua beleza natural, traduzida em praias como as paradisíacas Arembepe, a pouco mais de 47 quilômetros do Centro e Imbassaí, a 95 quilômetros.

Natal
Carnaval em Natal é sinônimo de micareta. A festa potiguar é mesmo para quem procura uma folia popular, regada de shows e misturada com regionalismos. Uma boa pedida para mergulhar na cultura local. Mas a festa também é feita de desfiles de escolas de samba e blocos, afinal de contas, é Carnaval! A folia em Natal acontece em diversos pontos da cidade, entre eles no bairro da famosa praia de Ponta Negra, no Centro Histórico e ainda nos bairros da Redinha, Rocas e do Alecrim. Para quem não vai visitar Pernambuco durante os dias de folia mas gosta de frevo, uma boa notícia: em Natal há blocos da dança típica pernambucana que saem para as ruas arrastando a multidão.

Vale lembrar que Natal também é conhecida por sua exuberância natural, feita de belíssimas praias como a da Pipa, Genipabu, Cotovelo, Pirangi do Norte e do Sul e claro, Ponta Negra. A cidade tem outras atrações turísticas muito interessantes, como o Forte dos Reis Magos e o maior cajueiro do mundo, em Pirangi.

Recife 
A terra do frevo promove um dos maiores e mais organizados carnavais do Brasil. Não é à toa que Recife vem despontando com um dos destinos mais procurados por brasileiros e estrangeiros durante os dias de folia. De acordo com o Secretaria de Lazer e Turismo da capital pernambucana, em 2016 quase 2 milhões pessoas escolheram o destino para passar o Carnaval. E a cidade faz bonito, oferecendo diversas atrações espalhadas por mais de 60 polos.

O principal deles fica no Marco Zero, localizado no bairro histórico do Recife Antigo. É no Marco Zero, inclusive, que acontece a abertura do Carnaval. Este ano, a festa começa mais cedo, no dia 24 de fevereiro e só deve ser encerrada oficialmente no dia 1º de março. No sábado, Recife é literalmente invadida por foliões que seguem o maior bloco de Carnaval do mundo, o Galo da Madrugada. No ano passado, mais de um milhão e meio de pessoas participaram do desfile, que tem início às 9h da manhã em frente ao Forte das Cinco Pontas. Quem não gosta de aglomerações pode assistir ao desfile nos camarotes estrategicamente posicionados ao longo do percurso.

Em Recife, impossível mesmo é ficar alheio a tantas atrações carnavalescas. E mesmo se o folião quiser mais, basta correr para a vizinha Olinda, onde acontecem os tradicionais desfiles de bonecos gigantes, animados pelo frevo. E se o subir e descer de ladeiras cansar, na cidade há também camarotes que este ano prepararam uma série de shows. Wesley Safadão e a dupla Jorge e Mateus estão confirmados.

Fortaleza 
O Réveillon bem não passou e já é Carnaval em Fortaleza. A capital cearense promove uma espécie maratona de atrações até a abertura oficial da folia. O Carnaval em Fortaleza também é bem descentralizado, ocorrendo em diversos pontos da cidade, entre eles: Praia de Iracema, Bar da Mocinha, Praça do Ferreira, Mercado dos Pinhões, Avenida Domingos Olímpio e Mercado da Aerolândia.

Mais de 60 blocos arrastam a multidão durante os muitos dias de folia. Aquiraz, a primeira capital cearense, também promove uma das mais tradicionais festas do estado, o Carnaval Porto das Dunas. Este ano o evento será regado a muito forró, sertanejo e axé e terá, entre as atrações, os sertanejos Matheus e Kauan e Aviões do Forró.

Outros Posts

Eduardo Gregori

Eduardo Gregori é jornalista profissional e consultor de viagens. Eduardo Gregori is a professional journalist and travel consultant.

Leia Também