Cinco roteiros de aventura na região do Alentejo

O Alentejo possui inúmeros destinos para serem visitados e explorados. Entre um vilarejo e outro, os viajantes se deparam com extensas planícies em uma terra repleta de natureza e monumentos naturais intocados. Seja por terra, ar ou água, aventurar-se pela maior região portuguesa é uma experiência única. Confira cinco maneiras emocionantes de desbravar essas paisagens hipnotizantes:

1. Passeio de Balão

O silêncio e a tranquilidade dos ares esperam por você em um passeio sem igual pelo Alentejo. Se a vista com traços de verde e dourado já impressiona do solo, o visual fica ainda melhor dentro de um balão. Os contrastes e cores se destacam e ficam ainda mais belos durante o nascer ou o pôr do sol, criando um verdadeiro espetáculo que só a natureza pode proporcionar. O passeio está disponível em diversos locais da região, como em Monforte, no Torre de Palma Wine Hotel, e muitos outros operadores de turismo regionais.

2. Adrenalina em quatro rodas

No Vila Galé Clube de Campo, em Beja, é possível conhecer as riquezas dos vinhedos alentejanos em um quadriciclo. A adrenalina ao percorrer diversos tipos de terreno se une ao intenso sentimento de liberdade, estimulando sensações que ficarão na memória dos aventureiros. Combine com a família ou os amigos e explore os campos alentejanos por cerca de 1h30. Se você nunca dirigiu um veículo desse tipo, não se preocupe: há um treinamento antes de iniciar o trajeto e o passeio é acompanhado por um guia especializado.

3. Desafio de bike

Além de desafiador, fazer um tour de bicicleta pelo Alentejo é uma maneira simples e ao mesmo tempo saudável de conhecer o povo e a cultura local. Durante o passeio, o aventureiro irá desvendar as charmosas vilas com casas pintadas de branco e visitar imponentes castelos medievais. Vinhedos, planícies e habitantes acolhedores complementam a aventura. Diversas empresas promovem este tipo de passeio no destino.

4. Canoagem no Rio Guadiana

Tente desbravar o famoso Rio Guadiana que atravessa o Alentejo a bordo de um pequeno caiaque e você irá viver momentos de pura emoção. Caso não tenha experiência nessa atividade, pode ficar tranquilo, pois todo o percurso é propício para iniciantes, sendo acompanhado por uma equipe de profissionais prontos para te auxiliar sempre que precisar. A Emotion Sports, em Beja, é uma das empresas oferecem essa aventura.

5. A grande rota do Castelo de Vide

Para aqueles que gostam de testar os próprios limites, essa trilha com 61 quilômetros de extensão é o desafio ideal. Partindo da Barragem da Póvoa e seguindo para a vila de Castelo de Vide, o viajante irá se deparar com o vasto patrimônio megalítico, incluindo o imponente Menir da Meada, descoberto em 1965. No caminho ainda é possível ver várias espécies de aves e atravessar passagens aquáticas cruzando as poldras – pequenas pontes feitas com pedras no leito de riachos e rios. Após visitar a impressionante Castelo de Vide, é hora de retornar acompanhando as margens da represa de Póvoa e apreciando a vista. A trilha é feita em grupo e acompanhada por guias especializados.

Eduardo Gregori

Sou jornalista, viajo profissionalmente e por prazer. Também sou cantor e DJ. I am a journalist and a profesional and leisure traveller. I also sing in weddings and DJ

Leia Também