Fuja para o calor mexicano

O Verão está chegando nos trópicos, e, enquanto o hemisfério Norte mergulha em baixas temperaturas, há destinos, mesmo na América do Norte, onde é possível desfrutar de sol e também de paisagens deslumbrantes, como no México. Confira cinco dicas para conhecer o país em sua próxima viagem.

Cozumel
Esse é um dos destinos de mergulho mais famosos de mundo! Não importa se você é profissional ou iniciante, mergulhar nas águas cristalinas dessa paradisíaca ilha é para todos e certamente resultará em uma das melhores experiências aquáticas da sua vida. Aqui há tantos arrecifes de corais, que daria para você visitar um por dia durante vários meses.

mergulho em Cozumel
mergulho em Cozumel

Os parques Chankanaab e o Faro Celerain são os dois parques eco turísticos mais procurados para observar a vida marinha da região. Além de mergulho, você pode visitar a floresta, passear pelos jardins botânicos, participar de programas de nado com golfinhos e visitar santuários de tartarugas marinhas.

A ilha tem 48 quilômetros de comprimento e 16 de largura – ou seja – é suficientemente grande para passear durante algumas horas e achar lugares mais calmos e com pouco fluxo de pessoas para relaxar de pernas para o ar, admirando o azul turquesa do mar de praias mais reservadas. Isso é possível porque somente 6% da ilha é de fato urbanizada. Uma das vantagens de Cozumel é sua proximidade com o continente, facilitando ao visitante o melhor dos dois mundos.

Cancun
Cancun vai muito além dos seus 22 quilômetros de praias de areias brancas e águas cristalinas, nado com golfinhos, margaritas e hotéis all inclusive (apesar que isso tudo já seria o suficiente para querer se teletransportar para esse paraíso na Terra). Localizado no nordeste da península de Yucatán, no Estado de Quintana Roo, o destino é considerado a entrada para o Mundo Maia. O local se distingue pela moderna infraestrutura e centros de entretenimento desenvolvidos especificamente para fins turísticos.

Veja fotos de Cancun

O mar de tons azul e verde de Cancun pode ser aproveitado para diversas atividades como snorkel, mergulho em cavernas (chamados também de cenotes), pesca e passeios de barco, lancha ou catamarã. Os mais aventureiros podem praticar paralaising, windsurf, nadar com tubarões, fazer trilhas nas florestas e nos mangues. Há também opções para passeios em barcos com fundo de vidro ou em bolhas subaquáticas para explorar o oceano. Sem falar no Museu Subaquático de Cancun que conta com interessantes esculturas para observar durante o mergulho.

Tulum
Esse paraíso da Riviera Maya está localizado a 70 quilômetros ao sul da Playa del Carmen, de onde saem linhas de ônibus que fazem o trajeto entre ambos os destinos várias vezes por dia. Tulum certamente é um dos lugares mais bonitos do México – aqui fica a única zona arqueológica à beira-mar do país, a cidade combina os mistérios das civilizações ancestrais que habitaram a região com o mar do Caribe.

Tulum
Tulum

A mais icônica de suas estruturas é chamada de “O Castelo” e está localizado à beira de um precipício, de onde é possível ter uma espetacular visão do mar azul turquesa. O cenário é tão perfeito que não dá para sair de lá sem tirar uma boa dúzia de fotos.

Quer fazer uma viagem diferente? No extremo sul do sítio arqueológico está uma das praias mais aprazíveis desta Riviera. Nesta região não há grande infraestrutura, mas é possível alugar cabanas luxuosas ou mais modestas, dependendo do gosto e do orçamento.

Punta de Mita
Celebridades como Kim Kardashian e Alessanda Ambrosio já descobriram este paraíso. O auge do turismo em Punta de Mita, na Riviera Nayarit, são as Ilhas Marietas. O furor todo é para conhecer a Praia Escondida, localizada em uma das ilhas. Tal praia fica dentro de uma caverna que tem uma enorme abertura no centro por onde entra luminosidade.

Acredita-se que o buraco foi fruto de testes militares com bombas que teve início na década de 1900. Em 1960 o lugar foi declarado Parque Nacional pelo governo mexicano e em 2010 foi declarado Reserva da Biosfera pela UNESCO. Para chegar neste paraíso só a nado. É preciso pular nas águas claras que rodeiam a ilha (obrigatório uso do colete salva-vidas) e passar por debaixo de um arco de rocha. O passeio custa entre US$ 80 e US$ 150.

Punta de Mita
Punta de Mita

A região também conta um complexo hoteleiro considerado um dos mais luxuosos do país. Lá estão localizados os hotéis classificados com 5 Diamantes. No The St. Regis Punta Mita, por exemplo, há mordomos disponíveis para cada hóspede e você pode chamá-lo pelo whatasapp para ajudá-lo com a arrumação das roupas ou mesmo para preparar um banho depois de um dia cansativo de praia.

Los Cabos
Conhecido como el fin de la tierra por sua posição geográfica, esse território esguio abraçado pelo Mar de Cortés e o Oceano Pacífico congrega à perfeição os atributos que o transformaram em um dos destinos turísticos mais exclusivos do mundo. A natureza entrou com sua parte. Praias selvagens emolduradas por formações rochosas, paisagens desérticas com cactos centenários e um mar com tamanha variedade de vida marinha que ganhou do célebre biólogo Jacques Cousteau o título de “o grande aquário do mundo”. Los Cabos é um destino possível para milhares de turistas em busca de atributos naturais e de lazer – vale destacar aqui a certeza da presença do Sol, que só não dá as caras na região cerca de dez dias por ano.

Los Cabos
Los Cabos

Para chegar a uma das grandes atrações do litoral de Los Cabos, é necessário pegar uma embarcação na marina de San Lucas rumo à Playa del Amor. Acessível apenas pelo mar, a vista compensa o esforço. Na esquina entre o Pacífico e o Mar de Cortés, ela é parada estratégica para ver – e fazer uma selfie, claro – a formação rochosa vazada El Arco, esculpida naturalmente e principal cartão-postal da região.

Aproveite e deixe o celular a postos durante o trajeto de barco para captar os leões marinhos e focas refestelados sobre as rochas, que dão um verdadeiro show nesse paraíso mexicano.

Eduardo Gregori

Sou jornalista, viajo profissionalmente e por prazer. Também sou cantor e DJ. I am a journalist and a profesional and leisure traveller. I also sing in weddings and DJ

Leia Também